II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO - 2008

Local: Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM

novembro 17, 2008 – novembro 21, 2008


Endereço: Av. Pasteur, 404 - 4.andar - URCA - Rio de Janeiro, RJ

A CIPECC - Conferência Ibero-Americana de Periódicos Eletrônicos no Contexto da Comunicação Cientifica tem sua temática e atividades relacionadas à ElPub - International Conference on Electronic Publishing, e foi pensada como seu braço ibero-americano. Por sua abrangência geográfica, é fator de integração entre pesquisadores brasileiros, da região e da comunidade internacional, abrindo espaço de discussão entre diferentes atores do sistema de comunicação científica, com distintos projetos e experiências, permitindo o intercâmbio de conhecimentos e a  participação em pesquisas coletivas e interdisciplinares.

 

A experiência com a I CIPECC propiciou a concretização de esforços entre instituições de ensino e pesquisa do Brasil e exterior. O melhor exemplo dessas articulações é o Compromisso do Minho, sobre Acesso Livre à Informação em Países Lusófonos, assinado por especialistas do IBICT, UNB e demais instituições brasileiras, portuguesas e de países africanos, entre outros.

 

A razão de sua temática reside na relevância dos periódicos científicos, considerados "as únicas instituições da comunidade científica que têm força e uma base sólida..." (ZIMAN,1979) e uma "...das inovações mais características e notáveis da revolução científica" (PRICE,1976). Durante mais de três séculos de longa existência, o periódico passou por transformações, mas a sua relevância tem se mantido, bem como suas funções primordiais de registro, propriedade intelectual, comunicação entre pares e prestígio. Assim, continua a ser o canal formal de comunicação científica mais importante para as comunidades de C&T, mesmo no ciberespaço das redes eletrônicas de comunicação e informação.

 

 A evolução dos periódicos científicos e sua passagem para o formato eletrônico são questões centrais de discussão no panorama mundial da Ciência da Informação e áreas interdisciplinares, como Estudos Sociais da Ciência e Comunicação, tanto no exterior quanto no Brasil, nos  seus múltiplos aspectos, sejam científicos, tecnológicos, econômicos, políticos, sociais ou culturais . Pela função social da ciência, na sua condição de "conhecimento público", o periódico científico torna-se o epicentro da comunicação científica  e, por si só, nas suas múltiplas e diversificadas facetas, é tema da maior relevância e atualidade.

 

 

Um visão geral do tema, escopo e foco.

 

A idéia de uma conferência ibero-americana tendo como tema central periódicos eletrônicos, estudados no escopo da comunicação cientifica, foi concebida pela Profa. Dra. Sely Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINf), da Universidade de Brasília (UnB), especialista na área.

 

Este evento foi pensado como o braço ibero-americano da ElPub-  International Conference on Electronic Publishing, realizada anualmente há mais de 10 anos. Essas conferências têm proporcionado a inserção dos pesquisadores brasileiros no cenário internacional da comunicação científica, projetando e dando visibilidade a importantes trabalhos realizados no País.

 

 Para a concretização do projeto, a Profa. Sely buscou a parceria de dois outros Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: o do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), na ocasião em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), e o da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

 

Assim, a 1ª Conferência Ibero-americana de Publicações Eletrônicas no Contexto da Comunicação Científica (CIPECC), foi realizada em Brasília, DF, no período de 25 a 28 de abril de 2006.

 

As discussões acerca dos temas de publicações eletrônicas no âmbito da comunicação científica foram promovidas em sessões temáticas, em  painel de debates sobre "A política de acesso livre no Brasil e o papel dos principais atores da comunidade científica" e em sessão denominada "consórcio de mestrado e doutorado", onde alunos de programas de pós-graduação apresentavam os seus projetos de pesquisa, cujas abordagens enfocavam temas relacionados à Conferência.

 

               Na CIPECC I (2006) foram promovidos cinco (5) workshops, que trataram de metodologias, tecnologias e ferramentas necessárias à implementação de publicações eletrônicas: a) OCS/SOAC - organização e administração de conferências; b) SEER - editoração de periódicos eletrônicos; c) DSPACE - criação de repositórios institucionais; d) repositórios institucionais; e) proteção do conhecimento científico e tecnológico

 

 

 

 

 

CHAMADA E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

TEMA CENTRAL

PERCURSOS DIGITAIS ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Subtemas

Subtema 1 - Políticas nacionais e internacionais, governamentais e institucionais para acesso aberto: discussões sobre as repercussões e os diferentes aspectos que envolvem a questão, como papel das agências de fomento, editoras, universidades, barreiras, estratégias, grau de engajamento e absorção do novo formato pelos países.

Subtema 2- Metrias da comunicação científica: da bibliometria/informetria à webmetria: estudos que incluem produtividade, análises de citação e fator de impacto, na geração de indicadores de C, T & I, em geral (Cientometria), essenciais para orientação do planejamento e gestão desse setor.

Subtema 3 - Propriedade intelectual e ética nas práticas científicas em formatos digitais e impressos: questões jurídicas e legais, especialmente as decorrentes das novas relações no ciberespaço.

Subtema 4 - Infra-estrutura de informação para acesso aberto: repositórios temáticos e institucionais, bibliotecas digitais, incluindo aspectos tecnológicos, como interoperabilidade, OAI, e a discussão em torno de ferramentas e metodologias.

Subtema 5 - Qualidade e sustentabilidade dos periódicos científicos eletrônicos: análise sobretudo de caráter científico e econômico, novos modelos de negócios, perspectivas e possíveis horizontes dos periódicos eletrônicos.

Público alvo: professores, pesquisadores, editores, especialistas, alunos e profissionais de informação da área de Ciência da informação e afins, como Ciência da Computação, Comunicação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e outras, em especial os que exercem atividades relacionadas a periódicos científicos e à Comunicação Científica, em geral.

 

 

 

 

 

Notícias

 

News: Prorrogação do prazo das submissões de trabalho

 

Comunicamos que devido a solicitações dos autores estamos prorrogando o prazo das submissões de trabalhos para o dia 22 de setembro de 2008

 
Publicado: 2008-08-23 Mais...
 

News: INSCRIÇÃO NOS WORKSHOPS

 

Atenção interessados nos Workshops do II CIPECC, as inscrições são obrigatórias com a Sra. Selma Santiago, e-mail: selma@ibict.br
Valor: R$30,00 - número de vagas limitadas

 
Publicado: 2008-08-13 Mais...
 
Outras notícias...

Informações sobre a Conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

IBICT UnB FINEP FIOCRUZ

CICTCPRM RNP ESR-RNP CBPF Governo Federal Brasil